06 abril 2014

Resenha: Métrica



O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor.



RESENHA
      Layken Cohen tinha uma vida perfeita, tinha pais que a amava, um irmão mais novo que daria sua vida por ele, amigos legais na escola e uma vida na classe média. Até que seu pai falece, e deixa a mãe viúva com seus dois filhos.
       E passados seis meses de luto e sofrimento, eles se mudam de sua casa em uma cidade do Texas - onde Layken morou a vida toda - para uma cidade em Mishigan, onde sua mãe (Júlia) alega ter arrumado um emprego que dará sustendo a sua família.
      Layken está detestando a ideia de uma nova casa, uma nova cidade e de ter que se adaptar a diversas mudanças, porém não se opõe muito à mudança, pois sabe que sem seu pai, as coisas ficarão mais difíceis.
      Já no primeiro dia, assim que chega a cidade e a sua casa nova, Lake conhece Will - seu vizinho - que é super gentil e super simpático, e é claro que ela começa a gostar dele. Depois de algumas semanas se conhecendo e se adaptando a nova vida, Lake não está mais tão desanimada assim, pois para ela, Will valeu a pena de ter se mudado. O que a garota não sabe e infelizmente só descobrirá em seu primeiro dia de aula na escola nova, é que Will é o seu professor.
      Então à partir daí, acompanhamos esse drama que Layken passará, de sentir um amor e não poder vivê-lo, e também com outras descobertas sobre a saúde de sua mãe, Lake enfrentará um momento difícil.


      Vou começar falando de como conheci esse livro e o que me incentivou a lê-lo. 
      Sempre confundi a história desse livro com a de Garota Exemplar - não sei o motivo disso -, e mesmo estando mais ansioso para ler Garota Exemplar, depois que vi algumas resenhas e comparei as histórias, percebi que Métrica valeria mais a pena. Então comprei e comecei a lê-lo.
      Eu amei o livro, mas confesso que não vi motivo para tanta gente considerá-lo o "melhor livro de todos os tempos". Vou me explicar certinho... Quando comecei a lê-lo, já tinha altas expectativas, esperava muito, tal como uma história mais adulta, mais madura e mais ampla, mas quando me deparei com uma história "adolescente" e jovem, meio que me desanimou. Porém, quando me acostumei com essa nova história, só foi melhorando cada vez mais. Mas justamente por não ser o que eu esperava, eu não amei tanto assim o livro. 
      Nunca tinha lido nada da autora, e gostei bastante do seu estilo de escrita. Collen Hoover escreve super bem, de uma maneira fácil e bem fluída, e me prendeu bastante, não conseguia parar de ler tanto pela história como pela escrita gostosa que ela tem.
      Ah, não poderia deixar de comentar uma coisa. Em cada início de capítulo, tem um trecho de determinadas músicas de uma banda que a protagonista gosta bastante. Então, antes de iniciar o capítulo, escutava a música mencionada e lia o capítulo logo após, o que foi uma experiência muito boa. É uma banda country, bem brega, mas as letras são muito bonitas e o ritmo é bem nostálgico. 


      O livro é todo cheio de poesias, e eu não gosto de poesias. E se isso foi um ponto negativo pro livro? De jeito nenhum! São poesias fáceis e que te fazem refletir, e o melhor: se enquadram certinho nas partes da história. Acho que a ideia da autora em usar poesias para complementar a história ficou perfeita, não só pelas poesias em si, mas pela protagonista desenvolver o gosto pela coisa e nos mostrar que a poesia é um infinito de gêneros.


Enfim, o livro leva com absoluta certeza 5 diários, e mesmo não sendo o que eu esperava, não posso julgar a história por uma expectativa que eu alimentei.


Até mais ledores!



2 comentários:

  1. Olha ganhei esse livro de aniversário ano passado de uma amiga blogueira muito especial pra mim e estou querendo ler para comprar o PAUSA. Espero poder gostar bastante da leitura como você gostou, porque pelas coisas que você disse me surpreendeu. Eu estava com receio também de ler e não gostar, mas todos falam muito bem da escrita da autora e quero também poder conhecer, porque gosto de livros que me prendem e também que me envolvem. Espero que esse seja o caso desse livro.
    Enfim...Tenho que te parabenizar não só pela resenha, mas pelas imagens que vc colocou. Ficaram lindas viu? =]

    Beijinhos querido e fica com Deus
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha. Tenho curiosidade para saber se vou vim a gostar ou não de Métrica.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir